Tema: A importância da obediência

08-12-2011 09:40

Tema: A importância da obediência

Texto: Hb 5:7, 8

 

Introdução:   Uma das qualidades que o povo de Deus tem deixado chama-se obediência, para o cristão desfrutar de uma vida de provisão de Deus e promessas do Altíssimo tem que estar dentro de uma verdadeira obediência.

                          O que é obediência? É o ato de cumprir uma ordem... Deus dá o caminho a escolher, a Sua Palavra que é verdadeira, dando a opção de escolha, ser obediente ou desobediente.

                           Obedecer é praticar a fidelidade de cumprir o mandamento do Senhor, pois, em Dt 8:1 “Todos os mandamentos que hoje vos ordeno guardareis para os cumprir; para  que  vivais, e vos  multipliqueis, e entreis, e  possuais  a  terra  que o SENHOR jurou a vossos pais.”
      

          Há promessas tremendas em nossas vidas, somente serão realizadas se você entra na vontade do Senhor Jesus Cristo, ou seja,  na posição da  obediência.

          Tudo na vida é uma condição, o sucesso depende da escolha de cada um, em Is 01:19 “Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra.”

          Hoje em dia o crente pede tantas bênçãos a Deus, mais não verifica se está obedecendo ao Senhor segundo a Sua Palavra, pedir a Deus estando em desobediência fica difícil de ser atendido.

          Cristãos que não tem vigiado, não tem orado, só vive em provas, colocando a culpa no irmão, no Pastor, mas o problema muitas vezes está na pessoa.

          A Palavra de Deus diz em Mc 14:38 “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” Pessoas tem caído em tentação por não obedecer a instrução do Senhor de vigiar e orar, e mesmo assim quer viver na bonança.”

          Na realidade há dois momentos de prova na vida do cristão: o primeiro quando Deus prova o Seu escolhido, Pv 17:03 “O crisol é para a prata, e o forno para o ouro; mas o SENHOR é quem prova os corações.” Aconteceu com Abraão, tendo uma promessa de um primogênito, nasce e Isaque com pouca idade, Deus prova Abraão.  Gn 22:2 “E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi.” Abraão não questionou, não murmurou, foi obediente ao seu Deus, exercendo sua fé e disse: Gn  22:08 “E disse Abraão: Deus proverá para si o cordeiro para o holocausto, meu filho. Assim caminharam ambos juntos.”

          Quando  Abraão tomou o cutelo para imolar seu filho, acontece a providencia de Deus: Gn 22: 11-12 “ Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho.”

         Outro momento de  prova,  quando o próprio homem busca, ou seja,    Gl 6:7-9         “Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Porque o que semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito, do Espírito ceifará a vida eterna. E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Se o ser humano semear coisas erradas em sua vida, com certeza não colherá boas coisas, como que será abençoado uma pessoa que pratica a iniqüidade?  Às vezes o crente reclama das provas em sua vida mas não percebe o que precisa ser mudado em si, por exemplo, se a pessoa semear adultério, ela vai colher brigas, separação, divórcio, poderá ser traído pelo cônjuge, então se o homem atentar pela Palavra do Senhor, será bem sucedido, as promessas serão entregues em sua vida, pois, simplesmente o ato de obedecer os mandamentos do Senhor trará alegria em todas as áreas da vida do crente obediente.

          Finalizo em 1 Sm 15:22 “Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.”

          Todos possam na risca obedecer a Palavra do Senhor em vez de sacrifício que não agrada a Deus, seja obediente, pois, estarás usando a fé, autoridade, paciência, perseverança, amor, paz .... amém.